segunda-feira, 1 de setembro de 2008

A Imagem - Octavio Paz

*Leitura feita por Anike Lamoso

O texto A Imagem de Octavio Paz analisa as imagens a partir de uma perspectiva histórica e poética. O autor faz uma analogia entre as visões de mundo ocidentais e orientais e onde essa diferença entre elas reflete na forma de encarar realidades e de observar as imagens em seu todo, numa forma poética.
Paz fala de como o mundo ocidental, desde Parmênides, têm sido o da distinção nítida e incisiva entre o que é e o que não é. Ele afirma que seria necessário um desenraizamento dessa concepção de "idéias claras e distintas". Já a cultura oriental observa as imagens e a realidade a partir de experiências próprias para a construção de cada verdade. Para os orientais o conhecimento não é transmissível em fórmulas ou raciocínios, a verdade é uma experiência própria vivenciada por cada um.
Além disso, o autor também mostra a relação entre o poder das imagens e das palavras. A imagem teria um sentido amplo dependendo da cultura e do conhecimento de mundo do observador, enquanto a mensagem escrita é mais limitada, é sentido disto ou daquilo.
A linguagem poética então seria a que mais se aproxima da linguagem das imagens, pois permite dizer o indizível, assim como apresentar diversas significações. A poesia, portanto, coloca o homem fora de si e não mesmo tempo o faz regressar ao seu ser original. A poesia é a imagem do homem contra ele mesmo.

Nenhum comentário: